Você descobriu que o seu aluno tem déficit de atenção,
não se desespere aqui vai algumas dicas melhorar o
desenvolvimento dele.
A pessoa que tem
dificuldade de aprendizagem é afetada em toda sua totalidade, ela sofre pela
desvalorização e críticas que provém dos demais, pela subestimação que sente
por não conseguir cumprir com aquilo que espera de si mesma, e com que os
outros esperam principalmente no ambiente familiar. O fracasso na aprendizagem
toca tanto o ser íntimo, como o social, justamente pelo lugar que tem o sucesso
social em nosso mundo.
Podemos dizer que o
baixo rendimento escolar converteu-se em sinônimo de fracasso na vida. O
sujeito é construído perseguindo as ideias que lhe são propostas ao longo de
sua existência. Deste modo é o produto dessas identificações sucessivas que
formam a trama do ser eu.
Ocorre que nas
sociedades ocidentais o sucesso, o dinheiro, a posse de bens e o poder que se
desprende de tudo isso, representam o ponto mais alto dos valores que cada um
sonha em possuir. Desta forma, triunfar na
escola constitui uma perspectiva de conseguir mais adiante uma boa situação e,
em consequência, ter a possibilidade de acessar o consumo de bens. O baixo
rendimento escolar pressupõe a renuncia a tudo isso. Os problemas específicos
de aprendizagem se expressam de diferentes formas e afetam distintas
competências, é muito difícil observar as dificuldades de maneira isolada. É
imprescindível ressaltar que na realidade as dificuldades podem surgir em mais
de uma das áreas estudadas ou um sintoma pode devido a mais de uma causa. Neste
caso, a análise de cada situação individual permitirá um trabalho mais efetivo.
Para iniciar o nosso módulo abordaremos algumas estratégias que podem ser desenvolvidas com as crianças no que se refere a déficits de atenção.
Estratégias em sala de aula
– Sentar a criança numa área silenciosa.
– Sentar a criança perto de alguém que seja um bom modelo a seguir.
– Sentá-la próximo de algum colega que possa apoiá-la em sua aprendizagem.
– Orientar a atenção da criança para a tarefa que será iniciada. É importante ajudá-la a descobrir e selecionar a informação mais importante, organizá-la e
sistematizá-la.
– As rotinas de trabalho devem ser claras. Devem ser evitadas, na medida do possível variações imprevistas.
– Não é conveniente fazer atividades com limites de tempo. Isto pode favorecer condutas impulsivas.
– Permitir um tempo extra para completar seus trabalhos.
– Encurtar períodos de trabalho de modo a coincidirem com seus períodos de atenção.
Referências: clique aqui
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