domingo, 6 de novembro de 2016

Como trabalhar com um aluno com déficit de atenção?


Você descobriu que o seu aluno tem déficit de atenção,

não se desespere aqui vai algumas dicas melhorar o

desenvolvimento dele.




    A pessoa que tem dificuldade de aprendizagem é afetada em toda sua totalidade, ela sofre pela desvalorização e críticas que provém dos demais, pela subestimação que sente por não conseguir cumprir com aquilo que espera de si mesma, e com que os outros esperam principalmente no ambiente familiar. O fracasso na aprendizagem toca tanto o ser íntimo, como o social, justamente pelo lugar que tem o sucesso social em nosso mundo.
    Podemos dizer que o baixo rendimento escolar converteu-se em sinônimo de fracasso na vida. O sujeito é construído perseguindo as ideias que lhe são propostas ao longo de sua existência. Deste modo é o produto dessas identificações sucessivas que formam a trama do ser eu.
    Ocorre que nas sociedades ocidentais o sucesso, o dinheiro, a posse de bens e o poder que se desprende de tudo isso, representam o ponto mais alto dos valores que cada um sonha em possuir. Desta forma, triunfar na escola constitui uma perspectiva de conseguir mais adiante uma boa situação e, em consequência, ter a possibilidade de acessar o consumo de bens. O baixo rendimento escolar pressupõe a renuncia a tudo isso. Os problemas específicos de aprendizagem se expressam de diferentes formas e afetam distintas competências, é muito difícil observar as dificuldades de maneira isolada. É imprescindível ressaltar que na realidade as dificuldades podem surgir em mais de uma das áreas estudadas ou um sintoma pode devido a mais de uma causa. Neste caso, a análise de cada situação individual permitirá um trabalho mais efetivo.
    Para iniciar o nosso módulo abordaremos algumas estratégias que podem ser desenvolvidas com as crianças no que se refere a déficits de atenção.

Estratégias em sala de aula
– Sentar a criança numa área silenciosa.
– Sentar a criança perto de alguém que seja um bom modelo a seguir.
– Sentá-la próximo de algum colega que possa apoiá-la em sua aprendizagem.
– Orientar a atenção da criança para a tarefa que será iniciada. É importante ajudá-la a descobrir e selecionar a informação mais importante, organizá-la e
sistematizá-la.
– As rotinas de trabalho devem ser claras. Devem ser evitadas, na medida do possível variações imprevistas.
– Não é conveniente fazer atividades com limites de tempo. Isto pode favorecer condutas impulsivas.
– Permitir um tempo extra para completar seus trabalhos.
– Encurtar períodos de trabalho de modo a coincidirem com seus períodos de atenção.


Referências: clique aqui

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